No PC, jogo não sai da 'velha geração' e traz poucas novidades em relação a FIFA 07.
Modo 'profissional' renova a estratégia e dá mais emoção aos campeonatos.
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Depois que "FIFA 07" elevou a série a um novo patamar, sobrou para "FIFA 08" a tarefa de superar expectativas. O jogo de 2006 era mais realista que os anteriores, trazia jogadores com movimentos mais dinâmicos e corrigia diversas fraquezas sem perder o apelo emocional – foi a inauguração de um novo caminho para a série. "FIFA 08" deveria, portanto, segundo o raciocínio do gamer que não aceita nem um “sim” como resposta, revolucionar tudo novamente.
Depois de noventa minutos e prorrogação, o resultado está mais próximo de um empate na altitude colombiana do que de uma vitória de goleada em casa. "FIFA 08" avança pouco em relação aos progressos do jogo anterior, mas continua sendo um bom jogo, que ganha mais possibilidades com as inovações deste ano.
A versão de "FIFA 08" analisada aqui é a de PC, tecnicamente similiar à de PlayStation 2 e inferior às versões do "futebol da nova geração" (Xbox 360 e PS3).
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Seja um profissional
Em vez de comandar os dez jogadores do time, escolha apenas um e vá com ele até o fim do campeonato. A idéia pode parecer estranha, mas garante as melhores partidas em "FIFA 08". Trata-se do modo de jogo "Seja um Profissional".
Antes de cada jogo, os dirigentes do time determinam um objetivo para seu jogador, e outro para o time. Tarefas como "dê um cruzamento na medida" e "faça como Ronaldinho: marque um gol de longe" exigem que você reveja seus conceitos de "esporte coletivo". Se cumprir a missão, você ganha pontos de experiência para melhorar os atributos de seu "craque predestinado".
Essa nova alternativa de jogo muda radicalmente a estratégia – prepare-se para ficar perdido em campo nos primeiros jogos. Quando entender o funcionamento do time, vai passar a comandar o time como um capitão veterano - e não vai querer parar de jogar até melhorar o máximo possível as características de seu jogador.
Nó tático
As opções táticas estão mais complexas, o que, paradoxalmente, facilita a vida. Você configura detalhes e salva até 16 perfis estratégicos, definindo posição dos jogadores e movimentação na defesa e no ataque. Na hora do jogo, basta escolher qual tática usar.
Para uma abordagem mais "teórica", é possível escolher o modo de jogo por setor, comandando zaga, meio-campo ou ataque.
Apesar de não ter migrado para a nova geração, "FIFA 08" aprimorou o bate-bola – pouco, mas melhorou. As jogadas estão mais fluidas, naturais, e os erros são mais freqüentes, sem tantas jogadas indefensáveis como em anos anteriores. Divididas e bolas na fogueira são mais comuns que os cruzamentos certeiros.
Os novos dribles, acionados com a alavanca analógica direita do controle, são fáceis de executar com jogadores como Robinho e Ronaldinho Gaúcho – mas complicados com jogadores menos habilidosos.
A dupla de narrador e comentarista é a mesma do ano passado – Nivaldo Prieto e Paulo Vinicius Coelho, respectivamente. Algumas frases foram reaproveitadas, e várias outras são novas. A melhoria é surpreendente: comentários agora refletem com eficácia o contexto do jogo. Prieto identifica mais nomes de jogadores e times, e PVC está integrado com naturalidade ao clima das partidas.
Com a melhor trilha sonora dos últimos quatro anos da franquia, "FIFA 08" tem os brasileiros Cansei de Ser Sexy ("Off The Hook"), Bonde do Rolê ("Solta o Frango") e Céu ("Malemolência"). A lista de 50 músicas se reveza entre rock e eletrônico com bandas como Art Brut ("Direct Hit"), Travis ("Closer") e Junkie XL ("Clash").
Embora ainda seja um bom jogo, e tenha um bate-bola mais dinâmico que no ano anterior, "FIFA 08" ainda tem problemas, e a interface talvez seja o maior deles.
Os menus continuam confusos, com opções ambíguas, alertas desnecessários e informações pouco claras. Os replays gravados, por exemplo, ficam na mesma lista de campeonatos em andamento, e para gravar o avanço depois de um jogo são necessários no mínimo três comandos.
A "geração YouTube" também influenciou "FIFA". Agora é possível gravar uma partida inteira e exportá-la, assim como os replays, para assistir fora do jogo.
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