segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Bruna Schmitz é vice-campeã na no WQS 2008 na Austrália

Depois de Stephanie Gilmore, que em 2007 se consagrou como a mais jovem campeã mundial do ASP Womens World Championship Tour logo no seu ano de estréia na divisão de elite, a Austrália já apresenta mais um fenômeno na temporada iniciada com ótimas ondas em Phillip Island. Aos 17 anos de idade, Sally Fitzgibbons faturou o título mundial Pro Junior no início do ano em Sydney e neste sábado ganhou a primeira etapa do WQS 2008 surfando duas ondas incríveis na decisão contra a brasileira Bruna Schmitz.
A paranaense de apenas 18 anos também comemorou o grande resultado, largando muito bem em segundo lugar na corrida por seis vagas no WCT. Ela marcou 2.150 pontos pelo vice-campeonato na Austrália e a campeã do Roxy Surf Festival lidera o primeiro ranking do ano com 2.500 pontos. As duas começaram a grande final com ondas bem parecidas. Os juízes deram nota 6 para Bruninha e 6,5 para a nova sensação do surfe feminino.
Mas, na segunda a australiana arrebentou e recebeu um 9 redondo dos juízes. As maiores séries no sábado chegavam a 2 metros de altura em Woolamai Beach e Fitzgibbons logo consegue um 7,75 para abrir larga vantagem sobre a brasileira. Bruninha foi valente e deu o troco arriscando tudo numa onda que valeu nota 9,35 para continuar na briga do título. Precisava de mais uma boa que rendesse 7,40 pontos na segunda metade da bateria de 30 minutos de duração.
Com exceção da semifinal que liderou de ponta-a-ponta contra a havaiana Bethany Hamilton, Bruna chegou até ali com viradas nos últimos minutos e essa era a esperança. Só que a australiana acha mais uma ótima onda e dois dos quatro juízes dão nota 10 nela, outros dois acharam que valia 9,5 e a média saiu 9,75, deixando a brasileira novamente em situação difícil precisando de 9,41 pontos. A situação ainda era possível de ser revertida pela boa condição do mar em Woolamai, mas não veio a onda da virada desta vez para Bruna Schmitz.
“Estou muito feliz, não sei nem o que dizer. Consegui achar boas ondas nas baterias decisivas, a Bruna surfou muito bem também, tirando um high-score, então tive que buscar outro e ele saiu, estou muito feliz mesmo”, disse logo que saiu do mar como campeã da sétima edição do Roxy Surf Festival em Phillip Island. Depois, Sally Fitzgibbons foi novamente para a água enfrentar mais uma brasileira e repetiu o show sem dar qualquer chance para a paraibana Diana Cristina na semifinal da categoria Pro Junior, também vencida por ela na última bateria do campeonato.
Contra a indiazinha Tininha, Fitzgibbons surfou mais uma onda espetacular e levou outro 10 de um dos juízes, mas o resultado da nota foi 9,60. Ela já tinha começado com um 8 na primeira apresentação depois da final com Bruna Schmitz e da vitória no primeiro WQS do ano. Faltando 5 minutos para o término, o placar da bateria contra a Diana era de 17,60 pontos a zero, pois a paraibana só pegou sua primeira onda depois disso.
Conseguiu nota 7,25 e foi só. Para Tininha, eliminada logo em sua estréia na etapa do WQS, esse campeonato só valia o prêmio, pois fazia parte das seletivas australianas para o Mundial Pro Junior 2008 da ASP, que será disputado no início do ano que vem. A paraibana divide a 25.a posição no primeiro ranking do ano com Taís de Almeida, brasiliense que desde criança mora em Saquarema (RJ).
Taís foi a primeira vítima da campeã em Woolamai Beach, mas por pouco, apenas 1 décimo, não despachou Sally Fitzgibbons logo em sua estréia no Roxy Surf Festival de Phillip Island. Depois do 6 estrelas que abriu a temporada 2008 do calendário feminino, a partir de março serão realizadas mais três provas do WQS na Austrália. Começa com uma nível 4 estrelas de 1.500 pontos nos dias 10 a 15 e aí vem duas seguidas, uma de 6 estrelas de 31 de março a 05 de abril em Newcastle e uma 5 estrelas nos dias 07 a 12 de abril em Margaret River.
ETAPAS NO BRASIL - As brasileiras também terão mais chances de disputarem pontos em casa com as novidades que a ASP South America apresenta neste ano no mais forte calendário da história do WQS Feminino. Serão duas etapas que igualmente estarão estreando no WQS Masculino. O Praia do Forte Open of Surfing anuncia uma das seis etapas com nível máximo 6 estrelas deste ano para os dias 18 a 22 de junho no norte da Bahia, que também vai sediar no sul do estado a terceira edição do Billabong Girls Pro Itacaré, novamente com um 4 estrelas seguido pela etapa brasileira do WCT nos dias 14 a 24 de agosto. Depois, tem outro 4 estrelas na estréia do Rio de Janeiro International na Praia do Arpoador, de 06 a 12 de outubro na capital carioca.

0 Comments: